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Marketing Esportivo em 2023: Marcas, Messi e Mudanças no Jogo

Um agito no mundo esportivo, com destaque para a briga das marcas, incluindo a jogada de mestre da Adidas ao unir forças com Messi. Tem também a parada inusitada do Fatal Model Vitória e muito mais…

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Hoje acontece a última rodada do Campeonato Brasileiro, e, até onde sabemos, ainda podem ocorrer reviravoltas, principalmente na parte de baixo da tabela. Essa disputa no campeonato eleva a audiência de todo o ecossistema esportivo, e as marcas começam a competir do outro lado. Campeonatos estaduais com altas cotas e patrocinadores com campanhas cada vez mais agressivas e criativas. Confira as últimas novidades do marketing esportivo aquecido por este ano repleto de reviravoltas.

Messi e a Disputa das Marcas Esportivas

De acordo com dados da McKinsey, o mercado global de material esportivo alcançou a marca de mais de US$ 290 bilhões, e cerca de 35% disso ocorre apenas nos EUA. Em 2022, por exemplo, somente a Nike faturou sozinha US$ 46 bilhões.

Claro que para alcançar essas marcas é necessário investir em marketing e comunicação. As batalhas financeiras são acirradas, consumindo cerca de 11% de seus faturamentos. A Nike, um exemplo já mencionado, gastou em 2022 cerca de US$ 3,9 bilhões para se manter no topo.

Nas grandes ligas, atletas e competições, temos as quatro principais marcas: Nike, Adidas, Puma e Under Armour, mas nada impediu que pioneiras aparecessem com força total no mercado neste ano.

A New Balance, por exemplo, está chegando para brigar, anunciando o patrocínio de jogadores importantes como o promissor atacante Endrick. O projeto é diferente e tem tudo para gerar grandes resultados.

Nas novidades de 2023, podemos destacar as marcas de LeBron James (Nike), Stephen Curry (Under Armour) e a parceria estratégica da marca Jordan com o futebol do PSG, e claro, a “Messimania” da Adidas.

Trazer um craque para uma liga, inserido em um país responsável pelo maior consumo esportivo do mundo (do seu maior concorrente), foi uma jogada de mestre, ou melhor: de Messi. Impactando as vendas da Adidas, que veste todos os times da competição, a parceria com o craque argentino foi uma grande aposta da marca e do Inter Miami.

Naming Rights: Moda que Veio para Ficar

Anunciante em mais sete clubes brasileiros, a plataforma de anúncios para acompanhantes, com mais de 100 milhões de usuários, chegou ao time do Esporte Clube Vitória com uma proposta inusitada. A proposta consiste em adquirir os direitos de nome do clube. Ou seja, o time passaria a se chamar Fatal Model Vitória.

Apesar de ser uma proposta que deu o que falar, vemos um movimento de co-criação ambicioso das marcas no marketing esportivo, e podemos esperar esse tipo de parceria nos próximos meses e anos.

Conteúdo Pulverizado e Faturamento Alto

Outro assunto no marketing esportivo, que interage com essas infinitudes de patrocínios e compras de mídia de clubes e transmissoras, a pulverização do conteúdo tem seu lado ruim e seu lado bom. Se antes a Globo detinha todos os direitos de transmissão, agora podemos apontar Globo, Warner, Discovery, CazéTv, Band e outros como empresas do mesmo ramo.

O Paulistão, por exemplo, terá, além da Record, sua transmissora desde 2021, os jogos transmitidos pelos canais do Casimiro, TNT e Max (Warner e Discovery). Muitos campeonatos seguem essa lógica. Ruim para os torcedores e ótimo para as marcas que têm mais opções de segmentação e rateio de mídia.

A mudança será mais intensa ainda em 2025, quando acabará o contrato da Globo para o Campeonato Brasileiro Masculino e passará a valer a Lei do Mandante. Muitas novidades nas distribuições das valiosas verbas de mídia que movimentam mais de 1 bilhão no mercado estão por vir.

Marketing Esportivo: Vale a Pena Investir

Nosso relacionamento com as milhares e milhares de pequenas e médias empresas do Brasil, que assistem a esses grandes investimentos e transições de campanhas almejando um dia chegar lá. Mas, enquanto o orçamento para investir em grandes ações ainda não é possível, como investir no marketing esportivo?

Simples! Invista no regional. A visibilidade das competições e times também são canais valiosos para o engajamento da sua marca, principalmente se o seu nicho de mercado absorve vendas daí. Busque inovar com o marketing esportivo da sua região e colha bons frutos desse canal. Quer uma ajudinha? Estamos aqui: conte com uma equipe da skill para executar essa estratégia.

Quem escreveu esse artigo:

Sirly Henrique

Sirly Henrique

Engenheiro e marketeiro de 26 anos. Fundador e Dir. de Operações na Skill Marketing.

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